Wednesday, December 03, 2008

Darwin e Wallace têm seus caminhos históricos refeitos

Revista de História da Biblioteca Nacional

Caminhos históricos
Expedições refazem os caminhos brasileiros por onde passaram os pais da teoria da evolução.
Adriano Belisário

Em comemoração aos 150 anos da teoria da evolução das espécies pela seleção natural, expedições trilham os mesmos caminhos dos idealizadores da tese que mudou a forma do homem ver a si mesmo. No Rio de Janeiro, uma caravana de professores, estudantes e pesquisadores refez os passos de Charles Darwin na região. No norte, o fotógrafo inglês Fred Langford foi ao rio Negro e Uapés para passar pelo trajeto percorrido por Alfred Wallace, naturalista pouco conhecido, mas crucial no desenvolvimento da teoria.

Em 1832, Darwin percorreu o estado do Rio por 16 dias. Certamente o biólogo inglês não imaginou que, anos depois, seu tataraneto faria uma expedição em sua homenagem. Descendente de Darwin, o lingüista Randal Keynes participou da viagem “Caminhos de Darwin”, organizada pela Casa da Ciência e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e refez o mesmo caminho para conferir o pouco que sobrou da mata atlântica. No entanto, os carros no lugar dos cavalos reduziram a jornada para apenas 4 dias.

Em cada um dos 12 municípios, foi fixada uma placa comemorativa com a localização da cidade no mapa e um trecho do diário de Darwin sobre a região. Além disso, houve encenação de peças sobre a evolução das espécies e outras apresentações artísticas. Os alunos da Escola SESC de Ensino Médio registram todo o evento em um blog.

"Tivemos uma pequena “aula”de geologia e história,para relembrarmos a importância de Darwin na criação da teoria tectônica de placas.Um casal de alunos está representando pessoas da época. Após a cerimônia todos foram convidados para assistir a apresentação de trabalhos nas escolas municipais", escreveram os estudantes durante o segundo dia.

Apesar de ter sido apresentada ao público em 1858, a teoria da evolução só foi amplamente divulgada um ano depois no célebre livro ‘A origem das espécies’. Além disto, em 2009 também serão comemorados os 200 anos desde o nascimento de Darwin. Para a ocasião, pretende-se organizar outra viagem, desta vez mais longa.

Por sua vez, Alfred Wallace tem seu trabalho relembrado graças a Fred Langford. Wallace supôs a teoria da evolução paralelamente a Darwin e a apresentou ao lado dele em 1858. Langford resgatou o trabalho de Alfred em uma exposição de 50 fotografias que irá passar por Manaus, Brasília e São Paulo.

Além disso, Fred Langford partiu em uma expedição para refazer os caminhos do pouco conhecido naturalista inglês. “Ele [Wallace] acreditou que na Amazônia encontraria a resposta para o problema da evolução das espécies”, contou à Agência Fapesp o fotógrafo que, após o Brasil, irá para Malásia e Indonésia continuar sua jornada.



Leia o artigo original

No comments: