Wednesday, August 13, 2008

Seminário 8º Conde dos Arcos

O Conde dos Arcos autorizou o uso do terreno onde hoje se encontra o Cemitério dos Ingleses da Bahia em 1811


Com a intenção de marcar de forma significativa a passagem dos 205 anos da chegada ao Brasil do 8º Conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha e Brito, e ainda os 180 anos de sua morte, a Faculdade 2 de Julho patrocina o seminário “O 8º Conde dos Arcos: Seu Percurso e Circunstâncias no Brasil".

Em meio às festividades dos 200 anos da chegada de Dom João VI ao Brasil, a celebração tem uma importância especial para a Faculdade já que a instituição funciona ao redor do Palácio do Conde dos Arcos, moradia oficial do homenageado.

Sediado na instituição, o evento vai ocorrer de 6 a 9 de outubro com a presença do atual Conde dos Arcos, D. Marcus de Noronha da Costa, descendente do 8º Conde dos Arcos, e que vem diretamente de Portugal para o encontro. Além dele, já tem presença confirmada o diplomata João Sabido Costa, cônsul geral de Portugal.

O evento, criado pelo professor Jaime Nascimento, do Instituto Histórico e Genealógico da Bahia, vai mostrar as controvérsias sobre a personalidade de um homem que chegou aos mais altos postos do Brasil: vice-rei, governador e capitão-general da Bahia durante o século XIX .

Considerado por uns como um homem íntegro e líder justo; por outros, o Conde dos Arcos não passou de um déspota.O seminário vai discutir estas duas faces - tirano ou visionário - com o intuito de promover o estudo e o debate sobre a biografia, as influências e as realizações de um dos mais representativos nobres da elite portuguesa do século XIX, e sua importância para a História da Bahia e do Brasil.

1 comment:

poeta do penedo said...

Por falar em cemitérios, e no seguimento desse nome grande para o Brasil- D. João VI de Portugal, aqui em Aveiro, no cemitério de Verdemilho, está sepultado um dos grandes inimigos da rainha D. Carlota Joaquina, esposa de D. João VI- o desembargador Joaquim José de Queiroz, que veio a ser avô do nosso enorme Eça de Queiroz.

Cordiais saudações
olhar-aeminium.blogspot.com